Conflito x Confronto: Como as divergências impactam a sua equipe.

Conflito x Confronto: Como as divergências impactam a sua equipe.

Muita tranquilidade no ambiente de trabalho nem sempre é um bom sinal para a sua empresa. Quando pensamos no mundo corporativo, visualizamos um cenário dinâmico e cheio de desafios, que impulsionam e desenvolvem talentos a todo tempo. No entanto, os resultados são o reflexo do processo de planejamento e relacionamento entre os colaboradores, cujo processo pode ser evidenciado pelo gerenciamento de conflitos e possíveis confrontos.

Entenda um pouco mais sobre as suas diferenças e como impactam na sua equipe:

Conflito

Um conflito apresenta uma discordância de ideias, o que é normal e a mais pura expressão da diversidade de cada um. Seu limite está na quebra da ética e da lei.

No mundo corporativo, é algo comum em equipes de alto desempenho. Para visualizar melhor, imagine uma reunião de brainstorming em que cada membro traz perspectivas únicas baseadas em seu conhecimento e experiências individuais. No processo, alguns membros discordam entre si, mas juntos, acabam aprimorando com seu repertório e no final, uma solução criativa é desenvolvida.

Em conflitos há sempre a possibilidade de democracia e troca de ideias. Com um posicionamento mais colaborativo, são encontradas formas proveitosas para explorar as divergências em prol de um objetivo em comum. É saudável para promover a criatividade, comunicação e boas relações na equipe.

Como lidar com os conflitos:

Escuta Ativa: Escute atentamente e de forma respeitosa, as diferentes perspectivas dos membros da equipe. Demonstre empatia e procure não julgar o outro.

Apresente argumentos: Em casos de discordância, não desvalorize a ideia do seu colega de trabalho, apresente o seu argumento. De forma gentil, explique porque a sua ideia seria mais proveitosa para a situação ou adicione melhorias naquilo que foi apresentado pelo outro.

Alguns exemplos: “Achei muito bom o que você disse, no entanto, acredito que podemos melhorar no seguinte modo…” ou então “Acho que podemos usar essa ideia para outra ocasião.”

Defina um facilitador: Um líder ou facilitador habilidoso pode guiar a discussão, assegurando que todos tenham a oportunidade de expressar suas opiniões e que a conversa permaneça focada no objetivo comum.

Compromisso e consenso: Incentive um consenso de ideias, a fim de que a equipe encontre um objetivo em comum para desenvolverem juntos, uma solução.

Confronto

Por outro lado, o confronto é uma anulação da ideia do outro. Não há espaço para uma discussão democrática ou promoção da diversidade, é quando um entende ser o mais correto e enfrenta, muitas vezes de forma grosseira, aqueles que discordam dele.

Em uma empresa, esse ocorrido pode desestabilizar a equipe e gerar disputas insalubres para o desempenho coletivo. Imagine que na reunião de brainstorming, um colaborador tente impor a sua ideia acima dos demais, desmerecendo os seus colegas e causando desconforto entre a equipe. Isso impossibilitará com que ideias criativas sejam desenvolvidas e irá prejudicar as relações entre os participantes dali para frente.

O confronto transmite uma visão autoritária e acaba podando o potencial de alcançar resultados melhores.

Como lidar com os confrontos:

Comunicação Assertiva: No caso de um confronto iminente, expresse suas opiniões de maneira direta, mas respeitosa, evitando atitudes agressivas que possam levar a uma crise entre os colegas.

Defina ou seja um mediador: Se o confronto persistir, considere uma mediação externa que facilite com neutralidade, a comunicação entre as partes. Proporcione uma perspectiva imparcial e auxilie na busca por soluções.

Estabeleça limites: É importante definir limites claros quando confrontos prejudiciais ocorrem. Envolva intervenções assertivas por parte da liderança, reforçando a importância do respeito mútuo e da colaboração para atingir as metas do projeto ou da reunião.

Nem sempre o silêncio será sinônimo de ordem ou de um ambiente harmonioso. Os conflitos e, até mesmo os confrontos, devem fazer parte do cenário corporativo para que as habilidades sejam desenvolvidas e para que o gerenciamento de crises, fortaleça a equipe.

Para o sucesso na gestão de conflitos e confrontos, cabe a cada um adotar abordagens apropriadas para as situações, tendo sempre como base o respeito e empatia pelos colegas de trabalho.

Team Building Brasil

Sem comentários.

Postar um comentário