
Tendência: As Habilidades Mais Valorizadas nas Empresas
Você já reparou em como os processos estão ficando cada vez mais dinâmico? Se voltarmos alguns anos, o nosso trabalho estava impresso em toneladas de papel, que hoje é armazenado digitalmente sem ocupar espaço algum. É claro que isso não aconteceu do dia para a noite, mas a tendência é que o período em que as mudanças estão acontecendo está cada vez menor. E o mesmo acontece com a gente: a era da inovação requer pessoas que estejam cada vez mais atualizadas e qualificadas, por isso precisamos estar atentos as habilidades mais valorizadas nas empresas.
Segundo o relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) em 2020, algumas empresas não têm conseguido preencher as vagas devido a falta de habilidade dos candidatos. O documento ainda cita os impactos do Corona vírus no mercado como um todo: a demanda rápida por produtos e serviços e a digitalização vieram para ficar.
A FEM fez um estudo sobre as 15 habilidades que estarão em alta até 2025, confira:
As 15 Habilidades Mais Valorizadas nas Empresas
1 Pensamento analítico e inovação
Além de processar as informações de forma robótica, com o pensamento analítico permite que a análise de dados e lógica estejam presentes na tomada de decisão.
A inovação é um tema que está em alta há algum tempo. Com a velocidade que o mundo está avançando, precisamos criar ou otimizar para nos destacarmos – como empresas e como indivíduos.
2 Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado
Diferente da metodologia tradicional, a ativa torna o colaborador como agente da aprendizagem, onde ele reflete o significado e a relevância do processo. Isso é importante para crescer na carreira, além de trazer mais confiança, motivação e credibilidade. As atividades da Team Building Brasil são excelentes ferramentas para este tipo de estudo, pois colocam os funcionários como protagonistas das suas aprendizagens.
3 Resolução de problemas
A habilidade consiste em utilizar métodos de forma ordenada para encontrar soluções de maneira mais rápida e eficaz. Essa competência é esperada, não só dos líderes e gestores, mas também dos funcionários de todos os níveis hierárquicos.
4 Pensamento crítico
O pensamento crítico consiste em analisar e avaliar todos os fatos e dados antes de formar um julgamento ou uma opinião. Avaliar todo o contexto permite que a tomada de decisões e resolução de problemas sejam feitos de forma mais assertiva.
5 Criatividade
“Quanto mais complexo o mundo se torna, mais criativo precisamos ser para enfrentar seus desafios.” – Ken Robinson
Alguém já te disse que não tem criatividade? Você acredita ter boas ideias?
Gostaríamos de trazer uma ótima notícia: Todos nós possuímos capacidades criativas!
Pois é, criatividade não é um dom nascido em poucas pessoas, e ter consciência disso nos faz abrir uma nova porta, cheia de possibilidades. Todos podemos desenvolver e resgatar essa habilidade. Para estimular o pensamento criativo dos colaboradores é importante que as empresas ofereçam espaços de trocas e interações entre a equipe.
6 Liderança
A habilidade consiste em abrir caminhos para motivação, inspirar, influenciar e comandar um grupo de pessoas em prol a um objetivo. Diferente do chefe, o líder atua junto com seu time, prestando suporte no desenvolvimento das tarefas.
7 Uso, monitoramento e controle de tecnologias
Com os avanços tecnológicos cada vez mais rápidos e mais presentes no nosso cotidiano, saber lidar com essas ferramentas é uma habilidade cada vez mais buscada nas empresas.
8 Programação
Segundo Ben Pring, futurologista da Cognizant, empresas especializadas em tecnologia tendem a crescer mais depois desse período de pandemia, já que cada vez mais usamos recursos tecnológicos para facilitar processos.
9 Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade
Atualmente vivemos no chamado mundo BANI (Frágil, ansioso, Não linear e Incompreensível). Tais adjetivos definem bem o que vivemos hoje e, diante disso, torna-se indispensável desenvolver resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.
A resiliência é a habilidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças e superar obstáculos encontrando novas soluções.
A tolerância ao estresse está relacionada a resiliência emocional, que permite entender os sentimentos e lidar com eles, mantendo o equilíbrio.
A flexibilidade envolve estar pronto para lidar com novos desafios e mudanças de forma prática e rápida.
10 Raciocínio Lógico
Além de proporcionar melhor desempenho e fortalecer a saúde mental, o raciocínio lógico permite conclusões e resolução de problemas de forma mais assertiva.
11 Inteligência emocional
O conceito psicológico é usado para capacidade de entender e lidar com as emoções e sentimentos. A inteligência emocional torna as pessoas mais confiantes, resilientes e equilibradas.
12 Experiência do usuário
Como você se sente quando baixa um aplicativo e ele trava, os botões não funcionam como deveriam e você não encontra o que desejava? E quando você entra em contato com uma empresa e é super bem atendido, indo além das suas expectativas?
Essas duas situações são exemplos de experiência do usuário. Um conjunto de elementos entre a relação e interação do cliente com a empresa pode gerar percepções positivas ou negativas, que determinarão se o cliente continuará consumindo desta empresa ou não.
13 Foco no cliente
Quando falamos em clientes, é comum pensarmos que estamos tratando apenas do setor de vendas, mas com Marketing 4.0 a realidade é outra: todos os departamentos da empresa devem ter foco no cliente. Gerar uma experiência boa passou de ser um diferencial e virou uma necessidade para se manter ativo no mercado.
A habilidade consiste na criação de estratégias para que o cliente tenha uma experiência que supere suas expectativas durante toda a sua jornada – desde o momento que ele descobre a empresa até o pós vendas, por isso, todos as esferas da corporação devem estar atentas às necessidades dos clientes.
14 Análise e avaliação de sistemas
Existem várias formas de realizarmos um processo em determinado sistema, por isso é importante analisar e avaliar todas os caminhos possíveis, para encontrar o melhor a ser seguido. Isso torna os processos mais ágeis e eficientes.
15 Persuasão e negociação
A persuasão e a negociação servem para gerar cooperação entre as pessoas, obter melhores resultados e diminuir os atritos.
Diante de tantas tendências que surgiram, separamos algumas dicas, para que você possa se atualizar neste tema e se aprimorar nas habilidades mais valorizadas nas empresas:
– Faça cursos de atualização ou especialização;
– Participe de grupos relacionados a sua área de atuação;
– Fortaleça o seu networking e esteja disposto a ajudar outros profissionais;
– Acompanhe canais de notícia para manter-se atualizado.
Como a necessidade de novas soluções está surgindo cada vez mais rápido, aprimorar as habilidades é uma oportunidade de se manter em destaque no mercado. Buscar entender esse momento e se qualificar são ações que ajudam no crescimento profissional e fortalecem as equipes.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe para ajudar outras pessoas!
Sem comentários.